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A Anatel iniciou a implementação do serviço de Autenticação e Identificação de chamadas, através do protocolo STIR/SHAKEN em janeiro de 2024, conforme previsto no Ato nº 10.413. A medida faz parte de um esforço contínuo para melhorar a qualidade e a segurança das telecomunicações no país. O Serviço foi batizado de "Origem Verificada" e está em fase de implantação e testes com diversas operadoras que já realizaram a adesão antecipada à iniciativa.
Quando uma empresa contratante faz uma chamada, o sistema valida a origem da ligação por meio dos protocolos STIR/SHAKEN. Após essa verificação, a operadora entrega a chamada ao destino com os dados de identificação enriquecidos(se existente), incluindo selo de autenticação, nome, logotipo e finalidade da chamada, que aparecem no visor do smartphone compatível do usuário recebedor.
O STIR/SHAKEN passa a ser obrigatório para as empresas de telecomunicações no Brasil a partir de 2025. Comece hoje agendando uma consulta com nossa equipe de vendas. Já ajudamos outras empresas e podemos ajudar você também!
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A ZICTEC, em parceria com a Telcobridges e as principais operadoras do Brasil, está na vanguarda da implementação da Origem Verificada, uma solução que eleva a confiança nas chamadas telefônicas ao combater fraudes e identificar a origem das comunicações de forma segura e eficaz.
“Ao fornecer o nome da empresa, logomarca e motivo da chamada, além de garantir a transparência dos contatos, o stir shaken mitigará fraudes, tornando a comunicação mais confiável e fazendo com que o ambiente seja seguro para todos os usuários.”
Leandro Marcelino
Especialista em tecnologia do Grupo Ótima Digital
Case: Como a Telcobridges ajudou a VONEX a ser uma das operadoras pioneiras em implantar o STIR-SHAKEN no Brasil.
Referencia: https://telcobridges.com/sbc-brazil/
Parceria com líderes do mercado: Trabalhamos diretamente com as principais operadoras e parceiros tecnológicos como Telcobridges.
Suporte especializado: Nossa equipe está pronta para dar suporte em cada fase do processo, garantindo que sua empresa esteja à frente das exigências regulatórias e tecnológicas.
Casos de sucesso comprovados: Nossa experiência com OTIMA Telecom e o pioneirismo da VONEX mostram o impacto positivo de uma implementação bem executada.
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A segurança das chamadas é uma prioridade. Com o serviço de Origem Verificada, você pode garantir que sua empresa esteja alinhada com as melhores práticas globais de autenticação de chamadas. Entre em contato com a ZICTEC para uma consultoria especializada e descubra como podemos ajudar a transformar a forma como sua empresa lida com telecomunicações
O Stir Shaken virou origem verificada, ou seja, o serviço que vai permitir que uma chamada seja identificada como de boa procedência para reduzir o risco de fraude. Essa chamada também será identificada – com o nome e a logomarca da empresa aparecendo para o consumidor, conta o superintendente de controle e obrigações da Anatel, Gustavo Borges, que participou do Telco Transformation Latam, que acontece no Rio de Janeiro.
“O consumidor vai perceber que uma chamada sem verificação e identificação tem grande possibilidade de ser uma fraude”, destaca Borges. Os testes começaram em março, e a ideia é colocar o serviço comercial até o final do ano. Até o momento, conta Borges, já foram realizadas mais de 40 milhões de chamadas entre teles e bancos, com a adesão dos principais do país ao novo serviço. “Esse serviço não será o único de combate à fraude, mas será um dos prioritários”, revela. Os fabricantes também estão acelerando sua compatibilidade ao sistema. “Avançamos”, diz.
A Anatel também apertou o cerco ao spoofing – no qual o criminoso se disfarça como um usuário ou dispositivo confiável para que o consumidor faça algo que o beneficie. Segundo Borges, a agência reguladora aumentou a fiscalização às operadoras que estão permitindo passar as chamadas de fraudes e negocia com a área de segurança pública. “Não podemos ter apenas a ação regulatória. Fraude é um crime”, aponta. Assista a entrevista.
Varias Operadoras já aderiram antecipadamente ao projeto e estão implantando a solução em suas redes.